Domingo, dia de sofá, família e… Autoesporte.
A parceria entre a Rockset e o programa Autoesporte da Rede Globo de televisão é de longa data, mas você sabia que a Rockset é a única produtora audiovisual do sul do país a produzir matérias para o programa? Por exemplo, a matéria sobre as novas regras da luz baixa foi inteiramente produzida pela equipe Rockset e eu conversei com alguns dos envolvidos que me contaram do que se trata, como foi o processo de gravação e qual a sensação de ver seu trabalho na maior emissora televisiva do país.
FAZENDO ACONTECER
“Foi necessária muita programação, porque a filmagem foi feita em uma única diária, então tudo precisava ser ágil e perfeito\”- disse a produtora Priscilla Paese, responsável pelo projeto, e ela me contou em detalhes como funcionou essa filmagem.
O roteiro da reportagem foi desenvolvido para transmitir ao espectador as informações importantes sobre a nova legislação em torno da utilização de luz baixa durante o dia nas estradas, mas ao mesmo tempo, os roteiristas tiveram o cuidado de manter a agilidade e o interesse do espectador, misturando entrevistas com falas explicativas do apresentador, Luiz Razia, piloto profissional e um dos diretores da Produtora Rockset.
A filmagem foi inteiramente realizada em Florianópolis, a equipe se deslocou até lá com um van da empresa, levando com eles todos os equipamentos necessários. Falando em equipamentos, já no que compete ao departamento da fotografia, os responsáveis escolheram várias filmadoras diferentes, para variar ângulos e movimentos tendo em vista dinamizar, manter o assunto interessante, e também, valorizar a paisagem natural da cidade.
CAMERA CAR
“Para a filmagem, além da câmera mais tradicional, usamos muito o drone para captação de imagens aéreas e também a camera car\”- contou para a gente a Priscilla. Você conhece esse equipamento?
Camera car é um equipamento muito utilizado em grandes produções para captar carros em movimentos. Consiste de uma estrutura acoplada a um carro, na qual o cinegrafista fica estabilizado junto com a câmera. Conforme o carro se movimenta, a câmera acompanha o movimento. Estrutura onipresente em grandes produções de perseguições por permitir acompanhar um carro em alta velocidade de forma estável e segura, além de possibilitar a filmagem tanto da traseira, quanto da frente do veículo em movimento.
Por fim, o material filmado chegou nas ilhas de edição, e dali só saiu pronto, direto para o Autoesporte. Uma alegria para a equipe Rockset, e orgulho para toda produção audiovisual do sul do país.
LUZ BAIXA NÃO É MAIS OBRIGATÓRIA NAS RODOVIAS
O enfoque do vídeo foi as mudanças na legislação do trânsito. A luz baixa, antes exigida durante o dia, em todas as rodovias, passou a ser obrigatória apenas em rodovias de pista simples, e situadas fora do perímetro urbano.
Outra informação que a reportagem trouxe foi sobre a luz DRL (Daytime Running Light ou Luz de Rodagem Diurna), um sistema que aciona de forma automática a luz assim que o veículo é ligado. Além disso, a resolução 667, do Contran, determina a obrigatoriedade deste dispositivo DRL em veículos produzidos a partir de 2021.
Mas qual o diferencial de uma produtora que consegue atingir esse nível? O diretor e apresentador salienta: “É muito importante para uma produtora, entender o objetivo do audiovisual. Não adianta fazer a melhor produção do mundo, mas não entender o público alvo ou a função do vídeo”.
E qual era a função dessa reportagem? Transmitir ao espectador as informações mais importantes em torno do tema proposto e fazer da maneira mais leve e dinâmica possível. Tarefa concluída com sucesso.
Se você perdeu a reportagem ou quer assitir de novo, é só clicar aqui: Autoesporte 02/05/2021.