A frota que hoje circula pelas vias da França é considerada uma das maiores inimigas do meio ambiente na Europa, ¼ dos carros a diesel estão no país. A quantidade desses veículos não polui o ar apenas com os gases emitidos pela queima de combustível, mas também com óleos lubrificantes.
Segundo dados da ONG-Transporte e Meio Ambiente, a qualidade do ar no país está bastante afetada, se compararmos com outros países europeus; fato que preocupa as autoridades, tanto que algumas medidas já foram tomadas. A partir de 2024, na capital, Paris, por exemplo; o tráfego de motores a Diesel deve ser proibido. A intenção é que em 2030 não tenha mais carros a combustão nas ruas. Uma verdadeira corrida contra a poluição.
Com a intenção de mudar o futuro e conscientizar a população, o Salão do Automóvel, uma das maiores mostras da Europa deste ano, que ocorreu em Paris até o dia 14 de outubro, exibe diversas opções sobre o que há de mais moderno entre carros sustentáveis como os híbridos e os elétricos, no mundo. Entre os veículos de maior destaque no salão, apenas um carro é a combustão, o restante é elétrico. Ideias de carros clássicos e futuristas não faltam, confira as características de alguns dos modelos em destaque:
CONCEITO HÍBRIDO DE CITROEN C5 AIRCROSS: O primeiro híbrido plug-in da Citroën chegará em 2020, e é estreitamente visualizado pelo conceito de produção pronta para uma estreia em Paris. Também é a coisa mais próxima de um Citroën quente que teremos por um tempo, com 225bhp e 249lb ft na torneira. O alcance somente elétrico é reivindicado em 31 milhas.
DS 3 CROSSBACK: O ataque do DS ao luxuoso mercado de utilitários esportivos continua com o 3 Crossback — um rival do BMW X1 e do Jaguar E-Pace . O powertrain elétrico no SUV pequeno nos mostra onde o DS está indo com o 3 Crossback, que é esperado para substituir o envelhecimento 3 hatch. No entanto, variantes tradicionais de motores de combustão interna também serão vendidas.
LEXUS LC LIMITED EDITION: Pintura exclusiva e design de interiores marcam o LC Limited Edition. O nome também não é exagero — apenas dez serão produzidos para o Reino Unido — cinco híbridos e cinco V8s naturalmente aspirados.
MERCEDES-BENZ EQC: O EQC da Mercedes, seu primeiro carro elétrico de sua sub-marca EQ, rompeu em Estocolmo em 4 de setembro. A primeira aparição pública do carro, no entanto, será no Salão do Automóvel de Paris, onde a equipe da Autocar poderá obter mais detalhes sobre o rival da Jaguar I-Pace.
MERCEDES-BENZ GLE: Outro grande SUV de luxo para Paris — o Mercedes-Benz GLE
Ele foi reformulado para a sua segunda geração (embora tecnicamente seja mais antigo, devida sua recuperação do seu predecessor ML-badged), com uma variante híbrida plug-in de longo alcance e suspensão de truques.
PEUGEOT 3008, 508, 508 SW HÍBRIDOS DE ENCAIXE: O impulso de eletrificação da Peugeot continua, com versões híbridas plug-in de seu SUV 3008 de grande venda e as novas ofertas de segmento D. 508 e 508 SW (veja abaixo).
BMW I3: Um novo carro elétrico BMW i3 de maior alcance também será lançado no Salão do Automóvel de Paris — espera-se que ele tenha um alcance de cerca de 200 milhas, uma melhoria significativa em relação aos 114 quilômetros que você pode extrair do modelo atual e BMW Vision Inext: O conceito totalmente elétrico prevê a chegada de um novo SUV de alcance máximo que chegará com tecnologia autônoma de nível em 2021.
Veja duas reportagens completas do piloto, Luiz Razia, que foram exibidas no programa AutoEsporte, da Rede Globo, clicando no link abaixo:
https://globoplay.globo.com/v/7070984/programa/