Você já teve problemas na hora de ligar carro? Fique esperto, o problema pode estar no motor de arranque.
Você coloca a chave na ignição, gira várias vezes e nada. No máximo ouve aquele barulho interrompido, mas longe de escutar o motor funcionar. Todo motorista já passou por essa situação pelo menos uma vez. Insistir em ligar o veículo, pode superaquecer e comprometer a vida útil do impulsor de partida, também conhecido como motor de arranque.
A peça é instalada junto ao motor e serve para acionar o propulsor até que comecem as explosões. Caso sofra uma avaria, é necessário trocá-lo numa oficina de confiança e sua substituição leva, em média, de duas a três horas. De acordo com Allan Maurici, responsável pelos testes na área experimental do impulsor de partida da maior fabricante da peça, é recomendado dar um tempo entre uma partida e outra para não comprometer o veículo. “A insistência em ligar o carro pode danificar o induzido, portra-escovas e o solenoide, podendo ainda causar danos elétricos”, ressalta.
Com a evolução da indústria automotiva, o item também evoluiu, existem cerca de 1.500 modelos de impulsor de partida no mercado. O que muda entre um e outro, são os mecanismos internos, o sistema de roda livre e o sistema de avanço. O mais utilizado é o convencional instalado em carros e caminhões, mas existe também peças específicas para quadrículos, empilhadeiras, aviões, veículos da água e carros start stop.
Nossa equipe produziu uma reportagem especial sobre o assunto para o programa AutoEsporte da Rede Globo, na empresa Zen, maior fabricante da peça, que exporta o impulsor de partida para todos os continentes do planeta. Assista ao vídeo completo.