O audiovisual está dominando o mercado. Para onde você olhar encontrará vídeos promocionais, artísticos, institucionais, de entretenimento, comunicação, entre muitos outros. Os meios de comunicação cedem cada vez mais espaço para os vídeos, e as empresas precisam se adequar a essa nova realidade.
O MUNDO MODERNO
O audiovisual tem disputado espaço desde o início do século XXI, mas com a pandemia de 2019-20, a demanda disparou exponencialmente e o vídeo se tornou a forma de comunicação dominante dentro e fora das empresas.
O setor audiovisual movimenta mais de 25 bilhões de reais por ano, o que representa 0,46% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, segundo documento assinado por 63 entidades do audiovisual brasileiro em agosto de 2019, divulgado durante a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado/RS. Ainda segundo o documento, o mercado audiovisual tem uma taxa de crescimento de 8,8% ao ano no país, sendo responsável por mais de 330 mil empregos.
Esse crescimento se deve em muito pelas mudanças de comportamento do consumidor, e deve aumentar ainda mais, pois o modelo de consumo audiovisual foi diretamente impactado por esse “novo normal”. Os dados impressionam: mais de 80% das pessoas que têm acesso à internet consomem vídeos. Hoje este é o formato de mídia mais consumido no Brasil e no mundo. O brasileiro consome cerca de 15 horas semanais de vídeo só na internet, isso dá mais de 2 horas por dia.
Segundo as estatísticas da Startup Nation (2020), 82% do tráfego na internet será direcionado para vídeos até 2022. De fato, eles são mais atrativos e fáceis de consumir do que as outras mídias, hoje pelo menos 78% das pessoas assiste vídeos toda semana e 72% dos clientes, ao consumir um produto, preferem aprender sobre ele assistindo uma explicação.
VANTAGENS DOS VÍDEOS
Versatilidade, alcance e concisão. Em poucos segundos de tela, você consegue transmitir uma mensagem de forma rápida, leve e de fácil apreensão, graças à união da imagem em movimento e dos sons.
Além disso, o audiovisual gera interação e compartilhamento por parte do público, de forma que permite você antecipar retornos financeiros e aumentar vendas e conversões. Acabou por aqui? Ainda não, além de tudo que já falamos, os vídeos também são muito valorizados pelos algoritmos. Isso mesmo, essa estratégia de comunicação pode fazer com que sua página tenha 53% a mais de chances de estar na primeira página do Google, atraindo 2 ou 3 vezes mais visitantes.
TIPOS DE VÍDEO
Caso já tenha se convencido da importância do audiovisual para a sua empresa, o próximo passo é entender quais os diferentes tipos de vídeo existem. E são muitos.
Publicitário, artístico, jornalístico, webséries, lives, comunicação interna, entretenimento, informativo, webinários, institucional, educativos, entre muitos outros. Muitas vezes, os responsáveis por uma marca/empresa entendem a importância de usar o audiovisual para divulgar seu produto, mas essa não é a única função dos vídeos. Eles podem nos levar muito mais longe, e também, muito mais perto. Por isso, vamos nos aprofundar em algumas categorizações:
O vídeo institucional é figurinha marcada e essencial para uma empresa ou marca divulgar-se ou divulgar campanhas institucionais e atividades isoladas. Este modelo de audiovisual apresenta, normalmente, infraestrutura, empregos, presença no mercado, tempo de atuação, crescimento, bem como objetivo, ações, missão e valores. É uma apresentação da empresa ou marca, antes e tudo.
Webséries são postagens periódicas de vídeos com um objetivo comum, em sua maioria, divulgar algum tema específico e manter a fidelidade do público. Uma das formas mais comuns de webséries contam com um apresentador que entende da área e a cada episódio explica um conceito diferente e/ou traz uma nova informação, mas o conteúdo pode ser apresentado das mais diversas formas.
As famosas lives, quem não ouviu falar? Seu formato preza pela interação das pessoas que assistem e acontece ao vivo. Durante a pandemia, esse audiovisual ganhou muito espaço por ser uma das formas mais fáceis de conectar pessoas durante o isolamento social. A live, diferente dos outros formatos, tem um caráter mais espontâneo e informal. Entretanto, nem todo mundo percebeu o potencial das lives dentro do ambiente corporativo. Lives não servem só para divulgar sertanejos, mas também para divulgar produtos, parcerias e trazer o seu cliente para mais perto, gerando nele uma sensação de pertencimento.
O vídeo publicitário é um dos que você mais vê na televisão e na internet. Representa um audiovisual muito utilizado para lançar um produto ou serviço trabalhando com o inconsciente do telespectador de modo a despertar o desejo. Não é necessário demonstrar o produto, o mais importante do vídeo publicitário é despertar a conexão e o desejo através das imagens e sons.
Vídeos voltados para a comunicação interna. A comunicação interna é o calcanhar de aquiles de muitas empresas, e o audiovisual pode se tornar um grande aliado ao conectar os gerentes e colaboradores. A versatilidade, transparência e possibilidade de colocar muita informação de forma mais leve e ilustrativa torna o vídeo um mecanismo de conexão tanto com os clientes, como entre os funcionários e filiais.
CONCLUSÃO
Não há como ignorar esse fenômeno, uma produção de vídeo pode engajar o público e se tornar um grande aliado para as empresas. Vídeos são o presente e o futuro, e uma estratégia de comunicação eficaz, quando guiada por profissionais. Conheça mais sobre a Produtora Audiovisual Rockset e os nossos trabalhos.