Se você já esteve em um set de filmagem provavelmente reparou em algumas pessoas que ficam correndo para todos os lados, conversando com a equipe de direção de fotografia, de arte, com o diretor, correndo para fora do set, voltando com mais objetos, organizando e coordenando, resolvendo problemas e correndo, correndo, correndo. Mas quem é este atleta do audiovisual e o que ele faz?
Estamos falando dos produtores, essenciais para fazer um filme sair do papel, é esse profissional que viabiliza a obra. Um filme é dividido em 6 grandes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção, pós-produção, distribuição e exibição. Você sabe em quais etapas a equipe de produção se envolve?
PRODUÇÃO: QUEM? COMO? QUANDO?
Quem é o produtor? Voltamos à pergunta introdutória e vamos buscar ajuda para respondê-la. Segundo o dicionário:
Produtor substantivo : responsável por lidar com recursos financeiros, equipamentos e pessoal técnico para a realização de um entretenimento teatral, radiofônico, audiovisual, televisivo etc.
Segundo a linguagem popular:
Produtor substantivo : aquele que resolve os problemas.
Consegue imaginar que tipo de problemas o produtor precisa solucionar antes, durante e depois da filmagem? Provavelmente, você pensou em vários, mas acredite, são muito mais.
A maioria das pessoas sabe dizer as tarefas da maioria dos profissionais do cinema, por exemplo, roteirista é quem escreve, diretor é quem idealiza a obra e coordena os atores, cinegrafista filma, editor faz a edição… Por mais impreciso ou vago que seja, cada profissional nos remete a uma atividade, entretanto, a figura do produtor parece embaçada para a maioria das pessoas. Ao se perguntar: “O produtor faz o quê?” Você saberia responder? E não vale dizer que o produtor é aquele que produz.
Um dos fatores que contribuem para a confusão é a quantidade de subdivisões dentro da grande área da produção. A primeira coisa a saber é que a produção se divide em dois grandes setores distintos: Produção Executiva e Direção de Produção, o segundo coordena os produtores, e além destes ainda pode haver os assistentes de produção.
O produtor precisa entender de toda a cadeia audiovisual, trabalha especialmente na pré-produção e nos dias de filmagem. Perito em resolver problemas e lidar com imprevistos, é imprescindível para o sucesso de um vídeo. Seu trabalho está vinculado a questões conceituais e técnicas, tratando de recursos humanos, artísticos, materiais, financeiros e de planejamento.
Todos os departamentos dependem do trabalho do produtor, responsável pelo condicionamento de todos – para que trabalhem de forma coesa e o projeto seja feito dentro de seu cronograma e orçamento. Resumindo, acima de tudo, para resolver problemas, para “prever o imprevisível”.
A POLÊMICA
Se o cinema é uma arte coletiva, por que a autoria do filme geralmente é creditada ao diretor? Quem é o verdadeiro autor de um filme? O conceito de autoria realmente cabe no audiovisual?
Você já reparou que nos referimos aos filme como sendo deste ou daquele diretor, por exemplo: “Scorcese lançou o filme O Irlandês, ano passado”, “eu gosto de Kill Bill do Tarantino”, \”Herói, o filme do Zhang Yimou, é um dos melhores do cinema chinês”. Apesar da inegável importância desses diretores para os referidos filmes, eles não foram os únicos responsáveis por tornar a obra audiovisual uma realidade.
Então, o que faz um diretor ser o autor? O que significa ser um autor no cinema? Isso é um debate que já acontece há décadas pela indústria cinematográfica. Em 1962, Sarris publicou Notes on the Auteur Theory, artigo que difundiu no cinema de Hollywood a “teoria do autor”, defendendo o diretor como principal representante do filme.
Sendo assim, onde ficam os outros colaboradores? Falamos tanto do tal do produtor, por que ele não é reconhecido? Por acaso alguém aqui lembra o nome do produtor de Avatar, A Dama e o Vagabundo, Se Beber Não Case, Titanic ou Bacurau? Dificilmente.
Muitos defendem que o produtor não faz parte da autoria do filme por não contribuir de forma criativa ao projeto, mas é justo o diretor ser reconhecido como o criador do filme e lembrado pelo público, enquanto os outros profissionais ficam a sua sombra?
“A MISSÃO DO PRODUTOR É REUNIR TODOS, UTILIZAR OS RECURSOS DA FORMA MAIS EFICIENTE POSSÍVEL, ENCONTRAR OS MELHORES CAMINHOS ARTÍSTICOS E ENTREGAR O PROJETO CONCLUÍDO.” O negócio do cinema – Letícia Barbosa, Iafa Britz, Adriana Dias, Alberto Flaksman, Luiz Gonzaga.
Não existe uma resposta para essa pergunta, nem solução imediata para a questão da autoria, mas que tal dar uma olhada para os outros nomes nos créditos do filme?