Novidades da evolução eletrônica automotiva são apresentadas na CES 2019 em Las Vegas

Imagine ter um veículo com uma tecnologia capaz de tornar percursos e trajetos mais seguros e inteligentes?! Sim! Este tipo de tecnologia já existe, e estava presente em Las Vegas.  A CES (International Consumer Electronics Show), é uma das mais feiras importantes de tecnologia do mundo, onde são apresentados conceitos e protótipos inovadores capazes de modificar o comportamento de consumo da população.

Empresas inovadoras presentes na CES demonstraram uma série de soluções em mobilidade em seus protótipos, dentre elas, a Aptiv – uma empresa especializada em sistemas e soluções de tecnologia para mobilidade urbana, que busca integrar em suas propostas, segurança, meio ambiente e conectividade, por meio de recursos de software, plataformas de computação, e arquitetura de rede, que facilitam o sistema de mobilidade dos veículos no ambiente no meio em que circulam.

Diante da evolução de veículos e tendência mundial da comercialização de veículos 100% autônomos, existe uma grande preocupação com a possibilidade de falhas nos sistemas de segurança dos veículos; essa questão motivou a Aptiv a desenvolver uma inovação capaz de direcionar o veículo a um local seguro em casos de falhas de sistema.

Pensando nisso, a Aptiv criou o conceito SVA (Smart Vehicle Architecture); traduzindo, é um conceito de arquitetura de veículos inteligentes autônomos. Para que um veículo 100% autônomo seja colocado em circulação de forma segura, deve-se levar em conta todas as possibilidades de falha durante o percurso, para que ele seja considerado um veículo seguro; e para que o sistema desses automóveis autônomos se torne seguro.

A Aptiv desenvolveu um sistema baseado em 3 etapas de falhas de segurança, denominado “projeto operacional de falha de três camadas”, que une os três elementos da arquitetura de veículo inteligente da Aptiv: Computação, Rede e Energia.

Em momentos de pane total do sistema operacional do veículo, o sistema aciona um dispositivo de segurança, que direciona o veículo (quando está em movimento), reduzindo sua velocidade e o direcionando para um local seguro, e parando o automóvel em segurança.

Além disso, os sistemas desenvolvidos pela Aptiv são capazes de emitir alarme para que o condutor desperte em caso de sonolência, desalinhamento do veículo em relação as faixas de condução da pista, ou identificação e leitura de veículos posicionados à frente ou em qualquer região do carro, em casos de possível colisão por meio de sensores que envolvem todo o veículo.

A expectativa de redução de acidentes com a implementação deste tipo de solução em segurança de veículos é de 60%.