Byton: o SUV elétrico que promete revolucionar o mercado dos veículos autônomos

O carro projetado pela startup chinesa tem previsão de lançamento para 2019, e já vem impressionando pela incrível quantidade de recursos tecnológicos e nível 4 de autonomia

A China é uma das referências quando o assunto é startup, afinal todo o ano, o país aparece nas listas que classificam as mais valiosas do mundo. São milhares de investidores que aplicam seu dinheiro nas empresas chinesas, que continuam sendo pioneiras quando o assunto é tecnologia.

Entre elas, está a Byton, uma montadora fundada em 2017 por Dr. Carsten Breitfeld e Dr. Daniel Kirchert, ex-funcionários da Nissan e da BMW, e que acaba de anunciar o seu primeiro lançamento: um carro elétrico totalmente autônomo que tem tudo para ser o concorrente direto da Tesla, montadora norte-americana de veículos elétricos.

\"\"

A startup trabalha com o objetivo de criar carros eficientes e conectados com a tecnologia atual. E é justamente esse conceito que ela mostrou em seu primeiro carro que foi apresentado durante a CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo.

Desenvolvido desde o ínicio com a proposta de ser elétrico, o Crossover Concept da Byton será projetado em dois modelos distintos: o primeiro modelo com 270 cavalos de potência e com a capacidade de fazer 400 km por carga, e o segundo com tração nas quatro rodas, 475 cavalos e que faz 520 km sem recarga. O carro ainda possui um estilo sofisticado e que lembra muito os SUV populares da China.

Ao todo o Byton terá 4,85 metros de comprimento, 1,94 de largura e 1,65 metros de altura, além de contar com faróis de LED, rodas de alumínio e câmeras que substituem os espelhos dos retrovisores.

\"\"

Mas, se por fora o carro é muito parecido com os modelos já existentes no mercado, na parte interior o Byton impressiona com todos os seus recursos tecnológicos.

Equipado com a tecnologia 5G, o SUV terá um reconhecedor facial que se adapta de acordo com as necessidades de climatização, entretenimento ou conforto, tanto do condutor quanto dos passageiros.

Além disso, os bancos de couro giram em até 180°, o que permite que o motorista interaja com os passageiros enquanto o carro dirige sozinho. Através da plataforma de nuvem do veículo, o Byton Life, o veículo conecta o usuário aos mais diversos aplicativos disponíveis no software, além de criar um perfil com informações personalizadas do condutor.

Outra novidade que encanta aqueles que têm a oportunidade de conhecer o protótipo da Byton de perto é o seu painel gigantesco e com milhares de funções.

O Byton Shared Experience Display é uma tela de 49 polegadas que se estende por todo o painel do veículo, com funções que permitem monitorar a saúde do motorista e dos ocupantes, controlando os seus batimentos cardíacos e a sua pressão sanguínea.

Além disso, o painel que vai do motorista ao passageiro também terá outras funções importantes como o controle total de todas as mídias do carro, além de mostrar dados sobre a velocidade e imagens panorâmicas das câmeras traseiras e laterais.

O volante também contará com uma tela integrada, porém menor, com atalhos para o controle do som, da temperatura e acesso rápido a outras informações do SUV. Integrado ao sistema operacional Alexa, da Amazon, o Byton também responde por comandos de voz, além de que o motorista pode controlar algumas ações do veículo apenas usando gestos que são captados por câmeras internas.

\"\"

O Byton também será o primeiro carro do mundo a apresentar uma direção autônoma nível 3, na qual o veículo realiza a aceleração, frenagens e outras manobras sem ajuda do condutor, que só é acionado em situações de emergência. Porém, a montadora já garantiu que até 2020 irá implantar o sistema nível 4, que permite que o carro também faça manobras em casos de risco.

A empresa ainda pretende construir estações em ferrovias para facilitar a recarga de seus veículos. Segundo a Byton, em apenas 30 minutos, a bateria já terá recarregado 80% da sua carga total.

Além disso todo seu sistema operacional contará com soluções que protegem o usuário de futuros ataques cibernéticos. O lançamento do veículo está previsto para até o final de 2019 na China, e em 2020 nos Estados Unidos e na Europa, sendo o preço inicial de 45 mil dólares, o equivalente a 145 mil reais em conversão direta.

Mas se você já quiser ter um gostinho do veículo, é só baixar o app da Byton para Android e IOS, e visualizar através da realidade virtual, esse que tem tudo para ser um dos carros que vai revolucionar o mercado automobilístico mundial.