Já parou para pensar quanta coisa acontece dentro de uma cozinha? A gente logo pensa na comida, entretanto a gastronomia engloba muito mais que isso. Eletrodomésticos, pessoas, recordações, refeições, família, tudo faz parte do ambiente gastronômico, por isso, fazer um vídeo culinário não é só falar e gravar o produto, mas todo o universo que o cerca.
Como funciona cada etapa da produção e filmagem de vídeos culinários? Quais os cuidados se deve ter? Como valorizar o conteúdo e criar conexão com o espectador? Vem comigo conhecer mais sobre esse universo!
IMAGENS, CHEIROS, SABORES E TEXTURAS
Um dos grandes desafios da produção gastronômica é transmitir através do áudio e do vídeo, a sensação dos cheiros, sabores e texturas. Conseguir despertar através deles o desejo de comer, ou o appetite appeal, é o ELEMENTO 1 que se deve ter atenção na produção de um vídeo culinário, mas não é o único. O ELEMENTO 2, por sua vez, remete às sensações que você quer transmitir, e eu não estou falando de fome.
Produzir audiovisual gastronômico não depende só de passar para o espectador uma comida apetitosa, mas criar conexão com ele. Toda comida está relacionada com sentimentos, cada receita é um apelo emocional e salienta-se essencial, como produtor audiovisual, pensar o entorno e não apenas na fumacinha saindo café ou no vermelho brilhante do tomate (apesar de serem elementos visuais muito importantes).
Vídeos na cozinha, seja de preparo de receitas ou propagandas de eletrodomésticos ou alimentos, se tornaram moda nos últimos anos, mas o produtor está muitas vezes preso a passar a imagem de comida apetitosa e deixa de lado o entorno. Na prática, isso denota um cuidado com a diária de gravação, mas pouca preparação de roteiro, seja para a edição quanto para a filmagem. Chegar com uma receita, um bom cinegrafista e um chef de cozinha no dia da filmagem pode resolver o ELEMENTO 1, mas raramente alcança o 2, ou seja, a memória e a conexão.
VOU FAZER, E AÍ?
A teoria é bonita, mas como colocar isso em prática? Primeiramente, com uma pesquisa articulada e conversa com o cliente, para entender o público-alvo e o sentimento que se deseja passar. Segundo, prestando atenção em cada etapa da produção.
Pensando o Local
Dentro de uma grande produtora existem diversos tipos de estúdios para possibilitar a filmagem, desde pequenas jóias até um carro 4X4. Por isso, uma das características mais valorizadas de um estúdio é a sua versatilidade. Na Rockset, possuímos estúdio chroma key, estúdio garagem, estúdio escritório, entre outros, mas o que vamos falar hoje é o nosso estúdio 02, o nosso Estúdio-cozinha.
Um estúdio-cozinha é estruturado para atender clientes que se relacionam de alguma forma com a gastronomia, seja com utensílios, eletrodomésticos, rede de supermercados, restaurantes, alimentos, etc. Ele é projetado propositalmente para vídeos e fotos.
O essencial desse tipo de estúdio é possuir a estrutura básica, como geladeira, fogão, forno, bancada, pia, mas ao mesmo tempo conseguir deixar o ambiente flexível para poder atender clientes variados com diferentes propostas visuais.
Planejamento
A pesquisa é essencial na primeira etapa da produção para entender como aperfeiçoar a comunicação entre a empresa, marca ou empreendedor e seus consumidores, ela que vai determinar o caminho que o roteiro deve seguir.
Por exemplo, a produtora audiovisual Rockset é responsável pela websérie culinária Giassi Gourmet, na qual o Chef Nivaldo ensina como fazer diversos pratos, desde jantares sofisticados até cafés da manhã saudáveis. Em um desses vídeos, a proposta era ensinar receitas para um café da manhã em família. Com o objetivo em mente, o roteirista incluiu a própria família do Chef Nivaldo no vídeo. Seus filhos e esposa ajudaram a cozinhar, e claro, degustar as delícias depois de prontas. É um pequeno detalhe, entretanto, alinha o audiovisual com o sentimento que se deseja despertar no espectador.
Mão na Massa
Iluminação, número de câmeras, enquadramentos, cores, objetos, fundo, decoração, figurino… São muitas as opções nas mãos do diretor de arte e fotografia. Cada escolha produz um efeito de sentido e altera a forma do público ver o produto, por isso, deve ser feita baseada em cada trabalho e não generalizada.
Para ilustrar, vamos usar os ângulos de câmera. É imprescindível pensar no tipo de alimento ou produto que você está filmando ao escolher os ângulos. Afinal, o ângulo de cima (zenital) é maravilhoso para pratos de comida não é mesmo? Mas… e se for um hambúrguer? Não parece mais tão interessante.
E depois?
A pós-produção envolve montagem, edição de som, trabalho de cor, e cada detalhe conta. Falando nisso, você sabe a diferença entre o roteiro da filmagem e o roteiro da edição? Nem todos os vídeos precisam dessa separação, mas o audiovisual culinário é um ramo no qual faz toda a diferença.
O roteiro de edição pode ser decidido em conjunto pelo diretor e o montador, ele inclui estratégias de valorização das imagens e sons, como por exemplo, o slow motion ou a divisão de telas.
DICAS PRÁTICAS
- Além do visual, a comida também tem som. Os sons podem enriquecer a experiência do telespectador ao estimular a audição dele;
- Direção de fotografia especializada em comida. Nosso diretor de arte estuda o universo culinário antes de entrar em cena, com o cuidado de valorizar cada pequena textura, cor e ingrediente;
- Estudar cada vídeo e não generalizar;
- Criar camadas. O audiovisual não depende só do prato de comida, mas também de quem o produz, e do que está ao fundo;
- O ser e o parecer: é importante valorizar o produto, mas não vender algo que não existe.
Por fim, voltamos a lembrar que a comida não está relacionada apenas com a necessidade de sobrevivência. Entender quais as ramificações que ela toca é essencial para produzir um vídeo com profundidade. Além da fonte de alimentação, a comida é fonte de história, de recordações, de sentimentos.
A complexidade do tema foi um dos motivos pelo qual a Oficina Rockset de direção de fotografia incluiu na sua programação um dia de filmagem no estúdio-cozinha, para ensinar os alunos a desenvolver uma estética sensorial e despertar o sentimento através da imagem.
Desde vídeos institucionais, artísticos, webséries até lives, o audiovisual e a gastronomia conversam, mas não existe uma única forma de fazer, por isso, a cada produção, a Rockset busca inovar e encontrar uma nova solução para instigar o olfato, o tato e o paladar através da visão e audição. E você, qual a sua solução?