OFICINA DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA COM VAL FERRER

Uma oportunidade única de aprender Direção de Fotografia com um profissional que trabalha na área há 12 anos.

Val Ferrer é diretor de fotografia com renome nacional e internacional. Ele trabalha com marcas como Honda, Hyundai, Toyota, Mary Kay, RK by Kiss, LATAM e Applebee\’s, e já passou por países como Argentina, Portugal, Israel, Peru e Estados Unidos. Inspirada por todo esse currículo, a Rockset, por meio de seu mais novo projeto, a Oficina Rockset, trará o profissional Val Ferrer para ministrar a oficina Direção de Fotografia – A Arte do Desenho de Luz. Com carga horária de 40 horas, as aulas serão divididas em cinco dias de imersão, e acontecerão entre os dias 10 e 14 de maio. Os alunos terão a oportunidade de se tornarem profissionais capacitados e experientes, testando e aprendendo com um dos maiores mestres brasileiros da luz.

\"\"
Val Ferrer já passou pelas mais diversas condições de luz e sets de filmagem.

O curso é totalmente presencial, ministrado na sede da Rockset, em Itajaí (SC), que conta com sala de aula para as matérias teóricas, estúdios e cenário montado, além das ilhas de edições, utilizadas para as aulas práticas. A Produtora Rockset também disponibiliza todos os seus equipamentos para serem utilizados durante os cursos.A Oficina Rockset oferece experiência cinematográfica, material para portfólio, networking e certificado.

CONVERSANDO COM O DIRETOR

Perguntamos para Val Ferrer sobre suas experiências como diretor de fotografia e olha o que ele nos contou:

Oficina Rockset: Qual foi a melhor experiência que o trabalho como diretor de fotografia te proporcionou?

Val Ferrer: Tive a oportunidade de trabalhar em outros países e conhecer grandes empresas, como por exemplo filmar na fábrica da Boeing em Charleston, nos Estados Unidos.

Oficina Rockset: E a pior?

Val Ferrer: Não tenho uma pior experiência. Eu amo o que faço, independente dos desafios. O importante é que o trabalho saia bem feito.

Oficina Rockset: E qual foi a  filmagem mais difícil que você teve de lidar?

Val Ferrer: A filmagem de “O Fugitivo” com o Henri Castelli. Foram 8 horas de gravação e 5 cenários diferentes. Muita adrenalina, câmeras e luz. E o resultado nos deixou muito orgulhosos.

\"\"
Val Ferrer na filmagem de “O Fugitivo”.

ARRI ALEXA: a favorita de Hollywood em nossas mãos

Entre os equipamentos que serão utilizados para ministrar a Oficina estão os da Produtora Rockset e também câmeras que o próprio Val Ferrer vai trazer. Os equipamentos são: Câmera ARRI Alexa Mini; Câmera Sony A7III; Câmera Canon 5D mark VI; Câmera Red Epic-X; Dragon 6k; lentes Canon 16x53mm, 24x70mm, 70x200mm; Lentes Cooke S4 ou similar; Luz de led Godox VL 300, 200 e 150; Monitor Atomos Shogun Flame. Para estudar a iluminação, utilizaremos balão chines, lentes, fresnel, softbox e bandor, entre muitos outros.

Entre os equipamentos, a câmera ARRI merece um destaque especial. Conhecida há anos como uma das melhores marcas de câmeras cinematográficas, a linha ARRI Alexa representa hoje a câmera profissional mais usada pelas produções de Hollywood. A Alexa mini, que será utilizada na Oficina, foi usada para gravar filmes como Aladdin, Coringa, O Irlandês, Entre Facas e Segredos, Shazam!, Essa pequena poderosa também filmou um dos filmes favoritos a levar o Oscar de Melhor Direção de Fotografia em 2021: Nomadland.

Val Ferrer nos contou também o que ele considera diferencial nas câmeras ARRI, além da qualidade profissional: o tamanho da câmera, o filtro ND interno e a possibilidade de filmar em RAW, o que além de permitir mais qualidade na filmagem, torna a edição de cor e luz muito mais fácil.

\"\"
Saber operar uma câmera profissional é o diferencial de qualquer aspirante a diretor de fotografia.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO…

O diretor de fotografia é responsável por tudo que envolve a imagem, ele coordena toda a equipe de maquinaria, elétrica e câmera. Entre suas funções está planejar quais serão as luzes e câmeras utilizadas, seus posicionamentos, ângulos, enquadramentos e movimentos. Para isso, o diretor de fotografia precisa conhecer muito de luz, estratégia e propriedades dos equipamentos, além de se manter sempre atualizado.

Por isso, Val Ferrer vai utilizar de todo o seu conhecimento e experiência adquiridos em anos no mercado, além da estrutura de uma produtora, para transmitir cada detalhe desta arte aos seus alunos. Entre as atividades propostas estão: elaboração de lista de equipamentos de iluminação e câmeras, de acordo com orçamento estipulado pelo cliente; montagem de set, desenhos de luz para pessoas, produtos e ambientes; operação de câmeras; colorização e edição.

Gostou do trabalho de um diretor de fotografia? Quer aprender com um profissional consagrado como Val Ferrer? Para saber mais e se inscrever na Oficina Rockset, acesse nossa landing page.