Diário de aula: Oficina de Direção de Fotografia com Val Ferrer

A gente chega em um set de filmagem no primeiro dia, sem saber exatamente o que vai encontrar. Cada luz, cada equipamento transforma um pouquinho a mais aquele espaço, e quando nos damos conta, ele não é mais o que era antes. É assim que eu me sinto, depois de fazer parte da Oficina Rockset. Cada ensinamento, cada pessoa que eu conheci me tornou diferente do que eu era, tanto profissional, como pessoalmente, e eu agradeço cada um que faz parte desse projeto.

A OFICINA

A oficina Direção de Fotografia: A Arte do Desenho de Luz aconteceu do dia 11 ao 16 de maio de 2021 e eu tenho orgulho em dizer que participei dessa imersão de 40 horas com grandes profissionais. Eu passei 6 dias com meus colegas aprendendo como lidar com os mais diferentes equipamentos, orçamentos, sets de filmagem e objetos, e o melhor, tudo na prática. Depois dessa experiência incrível, vim aqui contar um pouco de cada dia para você.

\"\"/
Luz, câmera, ação… claquete!

DIA 1: INTRODUÇÃO E CÂMERA

O primeiro dia foi de apresentação, mas também de muita troca. Val Ferrer compartilhou suas experiências e conforme os alunos  se apresentavam, Val já puxava da sua caixinha de experiências bons conselhos.

Na segunda parte da aula, Val e os cinegrafistas da Rockset nos apresentaram os melhores equipamentos do mercado, entre eles, câmeras da marca RED e ARRI Alexa. Só de lembrar que aprendi a configurar uma câmera cinematográfica desse nível e tive ela nas mãos, fico empolgada. 

\"\"
As melhores câmeras do mercado nas nossas mãos.

DIA 2: ESTÚDIO COZINHA

Você sabe como funciona uma gravação em estúdio, conhece todos os envolvidos, sabe como um diretor de fotografia conversa com os outros profissionais? Pois é, todos os alunos da oficina tiveram essa experiência.

Fizemos uma simulação de filmagem no estúdio da Rockset. O objetivo era filmar cenas na cozinha e conseguir com o desenho de luz passar diferentes horas do dia. A Rockset disponibilizou sua equipe de produção, direção de arte, cinegrafistas e assistentes para tornar a situação o mais real possível.

\"\"
O melhor resultado depende da união do trabalho da direção de fotografia e arte.

DIA 3 E 4: ILUMINAÇÃO DE OBJETOS E PESSOAS

Detalhes, detalhes, detalhes… que fazem toda a diferença entre uma pessoa com uma câmera e um verdadeiro diretor de fotografia. Val Ferrer mostrou como iluminar objetos transparentes, reflexivos, redondos e ornamentados. Ele ensinou como destacar cada detalhe e valorizar o diferencial dos produtos filmados. Além disso, aprendemos como fazer a iluminação e filmagem de pessoas, quais os cuidados a se ter e como encontrar o ângulo e a luz que mais favorece cada biotipo. 

\"\"
A arte do desenho da luz

DIA 5: DIÁRIA DE GRAVAÇÃO

A aula do dia era filmar os ambientes de uma casa, aproveitando a combinar a luz natural com a luz artificial. Foi uma intensa diária de 10h, uma experiência de um set de verdade em locação externa, na qual tivemos que lidar com as dificuldades que aparecem durante as filmagens e como superá-las.

Ah, quase esqueci de te contar. A gente ganhou, também, uma planilha de orçamento para aprendermos a configurar as necessidades dos projetos de cada um, com a supervisão do Val, sempre disposto a ensinar.

\"\"
A verdadeira experiência se conquista na prática

DIA 6: COLORIZAÇÃO, EDIÇÃO E CERTIFICADO

E chegamos ao último dia: o resultado! 

No primeiro momento, tivemos contato com a ilha de edição. Aprendemos o papel do diretor de fotografia na pós-produção. Como coordenar e dar as indicações para a equipe de edição, como correção de cor, adicionar trilha e finalizar o projeto. Em seguida, fomos para a cerimônia de encerramento, com a entrega dos certificados e um coquetel para comemorarmos a conquista.

Foi muito legal, no último dia, conhecer os apoiadores da Oficina Rockset, que permitiram o desconto para os alunos e egressos das universidades Univali, Unisul e UFSC. É muito bom saber que estamos amparados pela cadeia produtiva da região e essa atitude mostra empatia e visão da parte dessas empresas.

\"\"/
Mais do que conhecimento, atitude!

MUITO ALÉM DE UM CURSO

Eu já fiz muitos cursos na área, e cheguei na Oficina esperando fazer mais um, mas não foi isso que aconteceu. Eu não encontrei um grupo de alunos e professores, eu encontrei uma equipe. Eu não encontrei um diretor de fotografia em cima de um palco palestrando, mas um mestre humilde, do meu lado, conversando. Eu não encontrei uma pilha de papéis cheio de teorias, eu encontrei prática. O mundo do audiovisual é muito competitivo e  todo mundo sabe, mas na Rockset eu não vi isso, eu vi uma grande equipe, da qual me senti parte. 

Não posso deixar de elogiar o professor, Val Ferrer, cujo tamanho do conhecimento só é comparável com o tamanho da sua disposição para ensinar. Nós, alunos, ficamos tão felizes que fizemos uma surpresa voluntária para nosso professor, presenteando-o com um certificado de mestre e um presente em nome de todos os participantes.

\"\"
Conhecimento, respeito e credibilidade.

Val passou todas as informações que um diretor de fotografia precisa saber e muitas dicas também. Esse profissional é responsável pela luz, câmera e qualquer maquinaria ou elétrica relacionada com estes. Entre suas funções está planejar quais serão as luzes e câmeras utilizadas, seus posicionamentos, ângulos, enquadramentos e movimentos para valorizar cada detalhe. E ainda tem gente que diz: trabalhar com câmeras é só apertar um botão… 

“Foram dias de muita qualidade, aprendendo a todo momento com cada um da turma que tive o prazer de conhecer (…). Agradeço a todos da equipe Rockset e ao Val Ferrer pela sua humildade na hora de ensinar e por conseguir passar com qualidade seus conhecimentos… Agora, eu entendo porque ele é um dos melhores diretores de fotografia do país.” disse Gabriel Silva de Souza, aluno formado pela Oficina Rockset.

\"\"/
Gabriel de Souza testando seus novos conhecimentos.

Já estou esperando pelas próximas oficinas, e caso você tenha perdido essa, não se preocupe, vem muito mais por aí e a gente se encontra lá! Continuando com o objetivo de tornar o Sul do país o novo polo do cinema e audiovisual brasileiro, a Rockset vai continuar trazendo profissionais e ministrar mais cursos nos próximos meses, então, profissional, amador, aluno, apoiador, fique atento e vamos transformar o mercado juntos. A Oficina Rockset cresce, e quem tem a ganhar somos todos nós.

    Como ensinou Val Ferrer: “O seu trabalho não tem preço, tem valor.”