Waymo – o carro 100% autônomo da Google na CES 2019

Como um dos principais expositores de tecnologia da CES (International Consumer Electronics Show), a Google trouxe a público o Waymo, o primeiro carro 100% autônomo desenvolvido por sua divisão de tecnologia.

Carros autônomos sem direção ou qualquer recurso que permita um humano tomar a direção do veículo com o objetivo de manter a segurança dos passageiros diante de distrações ao dirigir durante os trajetos, e consequentemente a redução do índice de acidentes de trânsito são os principais fatores que motivaram a Google no desenvolvimento de um veículo seguro, capaz de percorrer rotas e transportar usuários de forma segura e funcional.

Pensando em soluções práticas e úteis, que façam parte do cotidiano da humanidade, a Google criou o projeto de um veículo com tecnologia capaz de “cuidar” de todo o processo de condução do veículo, permitindo que os passageiros realmente aproveitem o trajeto percorrido sem a necessidade da atenção em conduzi-lo.

Em 2013, o projeto evoluiu para a retirada de recursos de piloto automático depois observar o comportamento das pessoas ao volante após o acionamento do mesmo, as quais acabavam por cochilar ou mexiam em seus celulares, ou mesmo se maquiavam, o que fazia com que os condutores tivessem dificuldade de acesso ao volante por perda de foco ao dirigir.

Em 2014 a Google levou a público um novo protótipo de veículo, sem motorista, volante, e pedais de freio e acelerador, e que seus veículos já registraram quase 700 mil milhas autônomas, o que corresponde a mais de 1,1milhão de km. Em 2015, o protótipo do projeto teve seu primeiro trajeto em estradas públicas, e já havia acumulado em seu período de testes iniciais a quilometragem de 1.600.000 km, 200.000 sinais de parada, 600.000 semáforos e 180 milhões de outros veículos, com testes realizados na Califórnia, posteriormente ampliando os testes para o Texas, onde não há restrição para o desenvolvimento de veículos sem pedais e volante.

Evoluindo em 2017 para testes de condições climáticas do veículo em Detroit acumulando mais de 6,5 milhões de quilômetros percorridos em estradas públicas de 23 cidades dos Estados Unidos, e atualmente a Google já opera com uma frota de 700 veículos no Arizona, os quais atuam com serviço de táxi.

Como funciona?

Para utilizar do serviço, o usuário necessita baixar um aplicativo em seu smartphone para inserir as coordenadas do percurso, acionar o veículo mais próximo e aguardar a chegada no ponto de origem determinado.

A tecnologia desenvolvida pela Google permite que o veículo tenha mapas tridimensionais detalhados que destacam informações de estradas, meio-fio, calçadas, marcadores e faixa, faixas de pedestres, semáforos e outros recursos que garantem a segurança durante todo o percurso do veículo.

Para conhecer o Waymo apresentado no CES, acompanhe a matéria feita pelo piloto e sócio da Rockset, Luiz Razia: https://youtu.be/QgEcRDZkZjo