Visitada por milhares de turistas, Itajaí é conhecida por suas indústrias, pelo porto que faz girar a economia mundial e o sotaque mais charmoso do sul do país
Já parou para pensar no que acontece quando uma cidade faz aniversário? Bolos gigantescos, discurso emocionado do prefeito, shows, desfiles e, geralmente, um merecido feriado para que os munícipes aproveitem as pequenas alegrias da vida. E que delícia quando caí numa segunda-feira, não é mesmo?
Aliás, o que é uma cidade? É um conjunto de prédios, de empresas, de pessoas, de culturas ou tudo isso e mais um pouco? Uma cidade é o que as pessoas fazem dela. E uma cidade como Itajaí, no privilegiado litoral catarinense, é conhecida, talvez até mundialmente, pelo seu sotaque inconfundível. Herança do povo açoriano que aqui se firmou com a colonização portuguesa unido com a criatividade e alegria do povo peixeiro, conversar com um alguém de Itajaí é carregar um sorriso no rosto. Como pode a linguagem humana ser tão rica?
Turismo com T maiúsculo
“Tais tolo? Itajaí não é só isso não!\” e é verdade. Itajaí é cada um de nós, não importa o sotaque. Milhares de pessoas escolheram a cidade como local de moradia, principalmente pelas diversas oportunidades de emprego, renomadas universidades e praias belíssimas que atraem tanto os entusiastas do banho de sol, quanto surfistas profissionais em praias como a Praia Brava, do Atalaia, Cabeçudas e muitas outras.
Entretanto, nem só de praia vive o homem, Itajaí também é famosa no mundo inteiro por suas festas de música eletrônica, com destaque para o clube Warung que atrai artistas internacionais de peso e diversas celebridades. Também temos a Marejada, festa típica da cidade que homenageia a cultura local e a culinária portuguesa e do pescado. Itajaí possui ainda belíssimas igrejas como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e espaços naturais como a trilha que leva ao Mirante do Morro da Cruz. Ali você encontrará uma sensação de plenitude e uma visão panorâmica impressionante da cidade.
Próxima ainda de cidades como Balneário Camboriú, Blumenau, Penha e Nova Trento, é uma região estratégica para quem deseja visitar o parque Beto Carrero, a Oktoberfest ou o Santuário de Madre Paulina. Fora o município de Navegantes que faz o acesso à Itajaí ser fácil e rápido, além da capital Florianópolis estar a apenas 80 km de distância.
Economia forte que supera crises velozmente
Segundo o IBGE, Itajaí possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, ficando inclusive à frente da capital Florianópolis e atrás apenas de Joinville, a maior cidade do estado, no norte de Santa Catarina. E muitas empresas estão de olho nisso e escolhendo o estado para firmar as suas bases. A proximidade com o porto, faz com que o custo em logística seja menor, fora os preços mais atrativos em aluguel e mão de obra, comparados às grandes capitais do sudeste.
A cidade também é casa de multinacionais como Brasil Foods, Azimut, Gomes da Costa, Pepsico, Weg, Klabin, Kowalski e muitas outras. O Porto de Itajaí é ainda líder na exportação de frios e fica apenas atrás do Porto de Santos, em São Paulo, na quantidade de mercadoria transacionada.
Fundação: como chegamos até aqui?
Como infelizmente é comum na história do Brasil, antes da chegada dos portugueses na região, o local era ocupado pelos índios carijós, escravizados pelos conquistadores em favor da indústria da cana de açúcar. A ocupação de fato da região aconteceu somente a partir de 1750 com a chegada dos Açorianos e Madeirenses que se instalaram de fato na região. Em 12 de agosto de 1833 é criada a Freguesia de Itajaí, mas a emancipação e fundação da cidade só aconteceria em 15 de junho de 1860. A partir de então a cidade recebeu muitos imigrantes europeus vindos de regiões distantes de Portugal, como Itália e Alemanha.
Um hino com muitas vozes
A Rockset se orgulha em estar inserida em Itajaí, mesmo que seus principais clientes estejam em outras regiões do país. E para homenagear esta cidade que tanto nos dá, decidimos fazer o que fazemos de melhor: um bom vídeo para celebrar os habitantes dos sortudos que escolheram Itajaí como lar. A vida é pura poesia e a nossa homenagem não poderia ser diferente. No vídeo abaixo você acompanha o belíssimo hino da cidade sendo declamado com respeito, admiração e muito amor. Confira: