AS PROFISSÕES NO CINEMA: Muito além do diretor e câmera

Ver um filme é um momento mágico. No escuro da sala de cinema ou da nossa casa, aquela tela ganha vida e nas próximas horas podemos estar em qualquer lugar. Mas só pelo tempo de créditos já podemos ter uma ideia da quantidade de profissionais envolvidos para permitir esse momento. Por isso, seja você um entusiasta, um curioso ou um futuro profissional da área, te convido a conhecermos juntos as principais funções em uma produção audiovisual.

ROTEIRO

O roteiro é o pontapé inicial do filme, a referência para os outros profissionais e também para os atores. O roteirista segue um formato de escrita bem específico para cada página do seu escrito ser equivalente a um minuto de tela (em média). O roteirista é responsável por  escrever a história, no caso de roteiros originais, ou de adaptar uma história existente para as telas, chamados roteiros adaptados.

O desafio é tornar as palavras o mais visuais e descritivas possíveis, para que os diretores consigam transformar letras em som e imagem. Além disso, a função de roteirista também compreende muita pesquisa. Afinal, ao escrever uma história sobre inteligência artificial, ou que se passa no século XIX, é necessário entender esse universo para poder levá-lo ao público.

\"\"
O roteiro passa por muitos tratamentos antes de começar a ser gravado.

DIRETOR

O diretor é como o maestro de uma orquestra, entre suas responsabilidades está coordenar todas as outras áreas e equipes. Ele estuda o roteiro profundamente e imagina todas as cenas e planos na sua cabeça, ou, idealmente, em um storyboard. É uma das figuras mais famosas do filme, responsável por coordenar o projeto como um todo. Diretores como Scorsese, Tarantino, Kleber Mendonça Filho, Ana Muylaert e Chloé Zhao deixam marcas em seus filmes, de forma que muitas vezes só de assistir uma cena reconhecemos o diretor.

\"\"
O diretor coordena a equipe dentro do set e fora dele também.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Responsável por tudo que envolve a imagem, o diretor de fotografia coordena as luzes, as câmeras e a maquinaria. Em trabalho conjunto com o diretor, a direção de foto planeja quais serão as luzes e câmeras usadas, seus posicionamentos, ângulos, enquadramentos e movimentos de câmera.

Apesar de coordenar e idealizar a parte visual, o diretor de fotografia não necessariamente opera os equipamentos. Para isso, ele possui seus assistentes, e quanto maior a produção, maior o número de ajudantes.

A equipe do diretor de fotografia se divide em três grandes setores: a equipe de câmera, maquinaria e elétrica. A equipe de câmera é composta, em grandes produções, pelo primeiro assistente de câmera/foquista, o segundo assistente de câmera, o videoassiste e o logger. Na maquinaria, existe uma profissão muito importante para o diretor de fotografia, o gaffer. Ele é responsável por coordenar tanto a montagem de equipamentos menores como tripés, até grandes maquinarias, como gruas e travellings. Enquanto isso, a equipe de elétrica, como o próprio nome já diz, cuida da parte elétrica.

Por exemplo, é a direção de fotografia que tornou possível conceber o filme 1917 como um plano sequência. O que isso quer dizer? Ao assistir o filme que levou o Globo de Ouro em 2020, e o Oscar de melhor fotografia, parece que estamos acompanhando os personagens em tempo real, caminhando ao lado deles, quase não percebemos os cortes no filme, e esse mérito pertence primariamente à direção de fotografia.

\"\"/
A câmera é apenas uma das funções do diretor de fotografia.

DIREÇÃO DE ARTE

Encarregado da parte visual do filme, o diretor(a) de arte coordena paleta de cores, cenografia e figurino. É o responsável por criar uma identidade visual para o filme, além de ajudar a compor locações e personagens.

Desde a cor da gravata, até a pequena luminária no fundo do quarto, tudo passa pelas mãos desse diretor. Os profissionais que auxiliam o diretor de arte são coordenador de arte, design de produção, produtor de objetos, figurinista, maquiador e cenógrafo.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O Iluminado, O Grande Hotel Budapeste são alguns filmes famosos pela direção de arte.

\"\"
As cores e objetos em cena são alguns dos cuidados do diretor de arte.

PRODUÇÃO

O diretor de produção é o responsável por tornar o projeto viável. Entre suas funções está, em primeiro lugar, conciliar o mundo ideal com o mundo real. O produtor, com o orçamento em mãos, avalia o que é possível e o que não é, dedicando valores para cada área produtiva (fotografia, arte, atores, entre outros). 

Depois de aprovado o orçamento, começa a correria: gerir cronogramas, conseguir todos os materiais requisitados pelos diretores, alinhar expectativas, compensar atrasos. Enquanto o diretor precisa saber o que está acontecendo em cada detalhe da cena, o produtor sabe o que está acontecendo ao redor dela. Mais que sabe, ele faz acontecer.

\"\"/
Produtor atento às filmagens durante set de filmagem da produtora Rockset.

SOM

O som é dividido em duas grandes áreas: o som direto, que trabalha na produção, e a edição, na pós-produção. O técnico de som direto é responsável por captar o som no set de filmagem, sejam diálogos ou som ambiente, e a existência de assistentes depende do tamanho do investimento. Já na pós-produção, temos os foleys, a edição e a mixagem; toda essa equipe é coordenada pelo editor de som. 

O artista de foleys se dedica a reproduzir sons das maneiras mais criativas possíveis para criar os efeitos desejados. É recorrente precisar reproduzir em estúdio sons que não foram possíveis gravar no set, desde batidas de porta, passos até socos, explosões ou esfaqueamento. Em situações como essas, os atores não são expostos aos machucados, por isso o som precisa ser simulado. Soluções criativas como esfaquear uma melancia, jogar pano molhado no chão (para simular socos), são algumas das soluções.

\"\"/
Um som de qualidade depende de bons equipamentos e profissionais qualificados.

MONTAGEM

A equipe de montagem, conhecida também como edição, se encarrega de selecionar as imagens, cortar e colocar elas em ordem para criar o sentido pretendido.

Entretanto, não é apenas sobre cortar e colar, o montador, com o auxílio do diretor, é responsável pelo storytelling. Criar significado através da junção de diferentes imagens. Com o roteiro como base, e centenas de planos e cenas na mão, esse profissional consegue contar uma história coerente, com continuidade de ação e transmiti-la para o espectador.

\"\"/
A pós-produção de um filme pode levar meses de trabalho nas ilhas de edição.

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Com tantas funções específicas, para criar um filme de qualidade não basta pessoas que saibam um pouco de tudo, o que o mercado pede hoje são profissionais especializados e capacitados. A união de profissionais de qualidade faz um filme de qualidade. E aí? Com qual você se identificou?

Vale ressaltar que citamos apenas algumas figuras da área criativa, se falarmos de toda a cadeia produtiva podemos inserir trilha sonora, atores, dubladores, produtor executivo, motorista de set, entre tantos outros. 

Para realizar seu objetivo de tornar o sul do Brasil um polo cinematográfico, a Rockset entende que para criar filmes de qualidade precisa de profissionais de qualidade em cada área, e assim nasceu a OFICINA ROCKSET. O primeiro curso de capacitação foi com o grande Toninho Muricy. O mestre do som direto ministrou as aulas da Oficina Rockset e depois de uma semana de imersão, a região ganhou vários técnicos de som com experiência e prática. A Oficina ainda vai oferecer cursos de capacitação em Roteiro, Assistência de Câmera, Direção de Arte, Produção Executiva, Produção de Set, Edição e Finalização, e a próxima é a de Direção de Fotografia, que já está agendada. Vai perder essa oportunidade?

Você pode conhecer mais sobre a OFICINA ROCKSET e o curso de capacitação em Direção de Fotografia clicando aqui.