Seis maneiras de fazer uma Live de sucesso

Os vídeos ao vivo chegaram para ficar e a sua marca precisa investir no segmento mais comentado do audiovisual brasileiro

Tudo começou com o isolamento social provocado pelo novo coronavírus (Covid-19). Com eventos cancelados, artistas como Maíra Mendonça e Gustavo Lima acertaram em cheio: abriram suas casas para apresentações intimistas de sucesso. A moda pegou: a audiência destes eventos é alta e constante. E o que isso tem a ver com o seu negócio? Você pode – e deve – usar esse formato de vídeo ao seu favor. Não precisa ser cantor, o segmento é ideal para vendas e posicionamento de marca, por exemplo. Quer saber como? Confira seis dicas a seguir:

1 – Foco no Storytelling: Narrativa

Vamos contar uma boa história? No início da pandemia do novo coronavírus, com o comércio fechado, a China, inovou. Uma rede de shoppings fez uma live de 12 horas. Cada lojista usou um determinado tempo para apresentar a sua marca e com isso vender através da plataforma de e-commerce. Ou seja, o segmento dos vídeos ao vivo pode ser explorado fora do universo de shows.

Tudo o que você precisa é de uma narrativa. No universo da  comunicação, chamamos isso de Storytelling: a habilidade de contar uma história usando técnicas de escritores e roteiristas. Sempre deixa a sua mensagem atraente, não importa qual ela seja. Lives são ideais para performances, entrevistas e prêmios, mas as regras não estão definidas, há espaço para a inovação. Já ouviu a frase \”Quem sabe faz ao vivo?” A responsabilidade é grande: prepare um roteiro de qualidade. Pense em começo, meio e fim. Repare que as lives profissionais envolvem uma produção audiovisual. Pense profissionalmente e não queime o seu filme.

2 – Produção de Qualidade: textura

Você não precisa ser um cineasta para mandar bem. A primeira pergunta que você deve se fazer é: qual é o meu orçamento? Dependendo da sua resposta, a sua Live pode ser a consequência de um projeto integrado de comunicação em vídeo. Hoje vemos as pessoas nos jornais concedendo entrevistas de suas casas e pensamos que isso \”simplesmente acontece\”. Não é bem assim. Antes de entrar ao vivo, faça testes, simule, confira a previsão do tempo (caso a live ocorra em ambiente externo) e principalmente a sua conexão com a internet.

Veja que você pode se utilizar de recursos como QrCode na tela e a logo da sua marca. Confira como está a iluminação e o cenário escolhido. Não cometa gafes, se estiver em casa, avise as pessoas que moram com você. Faça um lista das coisas que podem dar certo, mas também uma com tudo o que pode dar errado. Um dos motivos para o sucesso das lives é a possibilidade de interação com o público e você precisa explorar isso. 

3 – Fale com o público – Linguagem 

Em tempo de isolamento social, as lives profissionais são como eventos físicos. Ou seja, exigem divulgação. Se você estiver pensando em um evento de grande porte, imagine todas as etapas: como a divulgação do seu evento através de redes sociais e e-mail marketing. Acessibilidade: leve o seu conteúdo para todos. Contrate um intérprete de Libras e alcance mais pessoas. Grandes empresas e artistas já nem pensam em fazer a live sem esse profissional, sinal de que a iniciativa é mais do que bem vinda. Se for apresentar o seu vídeo, mantenha a calma e seja claro. Imagine que está entre amigos e aja naturalmente. 

4 – \”1,2,3… testando\” – Cuidado com o Equipamento 

Começamos esse texto fazendo uma pergunta: qual o seu orçamento? Se você for investir pesado, sua live pode usar todos os elementos de uma produção cinematográfica. O céu é o limite, já pensou? Porém, mesmo com um orçamento modesto, você ainda pode alcançar o padrão da Ivete Sangalo, por exemplo. A cantora fez um show na sala de casa usando pijamas. O clima de intimidade não significa que o vídeo não teve uma super produção. Perceba que as lives de sucesso são feitas com mais de uma câmera, há cortes e planejamento. Não há quedas no sinal de internet e nem erros de transmissão.

Além de proporcionar múltiplos ângulos, o uso de um equipamento de ponta como o Black Magic permite que você use diversas câmeras na sua live e ainda coloque materiais pré-gravados. Essa produção digna de um festival como o Rock in Rio deve ser usada com moderação, pois exigirá tempo e dinheiro. O lado bom? O retorno tem sido garantido. Sua empresa é pequena e você não está nessa fase? Que tal fechar parcerias com grandes marcas e influencers para vender o seu produto. Parceria é a nova realidade. Objetos de decoração, roupas, maquiagem: desperte o desejo através de eventos que reúnem um grande número de pessoas. 

5 – Tempo é dinheiro – Duração do vídeo

Uma das primeiras grandes lives da quarentena foi a do cantor sertanejo Gusttavo Lima. Com cinco horas de duração, o cantor causou polêmica ao passar da conta na hora de consumir álcool. Já o tenor Andrea Bocelli usou apenas meia hora em sua apresentação no Domo de Milão, na Itália, e atingiu um público ainda maior. Ou seja, a duração do seu vídeo ao vivo vai depender da sua mensagem, do seu público e do tipo de evento que você fornecerá. Não use a live de maneira exagerada, não seja um aborrecimento para o seu público. Por isso a importância de profissionalizar essa ferramenta e usá-la com sabedoria. Que tal falar sem compromisso com um especialista em audiovisual?

6 – Seja interessante – mude a realidade 

Você pode usar a live como uma maneira de reunir o público em torno de uma causa. Com o novo coronavírus (COVID-19) e o cenário econômico que veio junto com ele, vimos projetos de arrecadação e solidariedade. Muitos especialistas em inteligência de mercado tentam fazer previsões sobre o futuro. Contudo, com uma pandemia sem precedentes no último século, poucas coisas são certas. Uma das poucas certezas que temos é: as pessoas precisam de entretenimento para viver, e todos nós precisamos nos reinventar.

Filmes, séries e serviços de streaming são acessíveis e dão espaço para qualquer pessoa conectada à internet. Chegou a hora de levar a sério sua produção de conteúdo. Marcas precisam ter uma história. O consumo pelo consumo ficou para trás. Como você vai superar esse momento – os resultados que irá colher – dependem das atitudes que você tomar agora. 

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