Scroll to top

Diário de aula: OFICINA DE SOM DIRETO COM TONINHO MURICY

“Eu sinto que estou CAPACITADO hoje para ser um técnico de som. Posso chegar numa produção, pegar um gravador, microfone boom ou lapela e dizer: deixem comigo que agora eu tenho conhecimento para isso”- afirmou Dikson Luiz Coninck, formado pela Oficina Rockset.

Entre todas as funções que se pode ter em um set de filmagem, o técnico de som possui algumas das mais importantes, pois cabe a ele coordenar a captação das vozes dos atores, por exemplo. A primeira capacitação profissional na Oficina Rockset foi o curso “Captação de Som Direto para Cinema e Vídeos” com Toninho Muricy, e vim aqui para te contar um pouco da minha experiência.

Um, dois, testando…

A Oficina durou 5 dias, uma verdadeira imersão de 8 horas por dia no universo do som direto. Vieram alunos com os mais diversos perfis, desde iniciantes a já atuantes na área e todos saíram da Oficina com o mesmo sentimento:
Agora sim, posso dizer que sou um técnico de som”.

Foram cinco dias de muito aprendizado, e diversão também. A produtora Rockset disponibilizou toda estrutura para as aulas, apostila, equipamentos, transporte para as externas, além de coffee breaks. Eu me senti acolhido em um ambiente profissional, e cercado de pessoas incríveis como o Toninho Muricy.

A claquete é muito usada no audiovisual para sincronizar som e imagem.

“O Toninho tem muita didática, e cuidado com os detalhes”

Para começar, estamos falando do Toninho. O TONINHO.

Toda pessoa apaixonada por som e cinema já ouviu falar desse cara. Ele trabalha há mais de 35 anos como técnico de som direto e fez dezenas de filmes, entre eles “Os Mercenários” com o Stallone. Além de trabalhos no cinema, participou de documentários para canais como Discovery Channel, NatGeo, BBC, ZDF e NHK TV.

A Oficina Rockset trouxe simplesmente o maior do país. E não é só isso. Além de toda bagagem, Toninho sabia transmitir seu conhecimento para os alunos. Todos ficamos impressionados com o cuidado dele conosco.

Por exemplo, um dos técnicos de som formado pela Oficina Rockset é o Dikson Coninck. Ele trabalhava como assistente de câmera e estava começando a entrar no universo do som, mas não precisou ter medo de ficar para trás, ele ressaltou que Toninho ensina com muita didática, para até leigos aprenderem. Enquanto isso, Caique Calove, que já trabalha com som há 8 anos, reafirmou o quanto aprendeu com Toninho: “Ele trouxe uma nova visão, uma forma diferente de abordar… Uma experiência prática sobre set”. Henrique Brito também ficou muito feliz com o apoio do Toninho, e disse que o fato de ter alguém, com 35 anos no mercado, o tempo todo do nosso lado é uma oportunidade única.

Posições de microfone boom e uso de gravadores, foram alguns dos aprendizados nessa externa.

Equipamentos de última geração

Os equipamentos foram o diferencial da Oficina. Ao ser contratado para um trabalho, recebemos equipamentos em uso no mercado, mas que são muito caros. Então, sempre foi um dilema como aprender a mexer neles. Para ser contratado você precisa de experiência, mas como obter sem praticar?  A Oficina deu aos alunos a oportunidade de testar os mais diversos equipamentos de som, tudo de primeira linha.

A produtora Rockset disponibilizou todos os equipamentos que ela usa em seu dia a dia de gravação e o professor Toninho trouxe equipamentos pessoais, para ministrar as aulas. Foi uma experiência enriquecedora.

Toninho Muricy ensinando os alunos na prática

As aulas seguiram por todas as etapas do trabalho de um técnico de som, desde como enrolar um cabo corretamente, passando por microfones lapela, boom, até edição e finalização; cada detalhe do trabalho de captação de som direto foi abordado.

O ponto alto são as aulas práticas

Entre os 5 dias de Oficina, 3 dias foram dedicados a aulas práticas. Nós fizemos saídas de campo com toda a estrutura necessária, desde equipamento até a van que nos levou aos diferentes locais de filmagem.

Os alunos puderam experienciar diferentes situações de set. Por exemplo, em uma das saídas, Toninho nos mostrou as dificuldades de captar som perto do tráfego de carros. A rua estava movimentada, as buzinas e motores atrapalham o diálogo, o que poderia comprometer toda uma diária de gravação e gerar um prejuízo gigante para os profissionais envolvidos. Mas Toninho ensinou as estratégias e cuidados, e o resultado foi muito positivo. Já nos sentimos preparados para enfrentar os problemas que surgem ao gravar em qualquer ambiente. 

Nossa segunda saída foi para a Café Maestro Produções e finalmente, na sexta-feira, Muricy nos ajudou a colocar todo o nosso aprendizado em prática. Gravamos uma cena de suspense em um ponto turístico de Itajaí, o Bico do Papagaio. Para isso utilizamos gravador e microfones boom. 

Brito, comentou: “ às vezes, a gente já sabe fazer, mas com o curso aprendi jeitos mais eficazes de fazer a mesma coisa, e isso faz toda diferença no set.

A equipe reunida depois da última gravação. Orgulho de ser Oficina Rockset!

Depois das aventuras, nossos trabalhos passaram pelas ilhas de edição da Produtora, Rockset com todo o suporte para um produto audiovisual de qualidade. Nossas aulas práticas de gravação receberam tratamento, montagem e finalização, de forma que além de apreciar o trabalho, pudemos evoluir nosso portfólio. 

Além de receber os filmes, camisas, apostilas, experiência com o mestre, aulas práticas e teóricas, os alunos também receberam o certificado em uma cerimônia especial com direito a cocktail. Se você quiser saber mais dessa Oficina, pode conferir o vídeo de making of disponível no canal do youtube da Rockset.

A Rockset já nos contou seu objetivo com a oficina, no post (inserir link). Capacitar profissionais do sul do país não é bom apenas para os alunos, mas para toda a cadeia produtiva audiovisual do Brasil. Como os alunos lembraram: “é um conhecimento que vai me agregar, agregar nas pessoas que estão trabalhando comigo e no meu portfólio”. Quer fazer parte desse projeto? Muitos outros cursos vêm por aí, e as inscrições para a Oficina de Direção de Fotografia com Val Ferrer já estão abertas. Você pode acessar clicando aqui , e também acompanhar as novidades pelas redes sociais: @oficinarockset no Instagram e Oficina Rockset no Facebook, ou ainda o canal do Telegram “rocksetoficinas”.

Relacionados